Usina Hidrelétrica e CDA

Usina Hidrelétrica Itá

A Usina Hidrelétrica Itá

 

     A Usina Hidrelétrica Itá, construída pelo Consórcio Itá (formado pela Tractebel Energia, pela Cia Siderúrgica Nacional - CSN e pela Cia de Cimento Itambé), é um marco na história da energia elétrica no Brasil. Além de ser a primeira grande usina hidrelétrica concluída pelo setor privado, Itá passou a ser referência mundial em tecnologia, consciência social e conservação ambiental.

     Construída às margens do rio Uruguai, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Usina Hidrelétrica Itá tem uma potência instalada de 1450 MW.  Apenas como referência para a dimensão da usina, a capacidade de Itá corresponde a 50% da energia consumida pelo estado de Santa Catarina.

     Um reservatório de 141 km² foi formado com a construção desse empreendimento.  Com isso, 4457 famílias foram relocadas e reassentadas. Foram construídos 568 km de estradas, 2413 metros de pontes e 15,5 km de ferrovias. Foram desenvolvidos durante a construção da usina 23 programas sócio-ambientais.  Dentre eles, a restauração da faixa de vegetação ciliar, a implantação de um horto botânico, apoio às comunidades, resgate e preservação do patrimônio arqueológico e sociocultural e a criação de unidades de conservação.   

O CDA – Centro de Divulgação Ambiental

     O CDA tem como objetivo principal realizar programas de educação ambiental para a comunidade do entorno do reservatório. Além disso, atende grupos e realiza visitas às estruturas da UHE Itá, ao Horto Botânico e divulga os programas sociais e ambientais realizados por esta Usina.

     Entre em contato e agende sua visita! www.cda.org.br

Galeria de Fotos




Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Itá.