Prefeitura de

Formosa do Sul

Formosa do Sul/SC “Terra de gente simples e hospitaleira”


Formosa do Sul é a terra de um povo que mantém viva suas tradições, suas memórias e a cultura herdada dos seus antepassados. Localizada na microrregião Oeste de Santa Catarina, o município, que iniciou sua colonização por volta da década de 1950, com a vinda de migrantes gaúchos, tem como característica marcante a vida em comunidade. Muito elogiada pelos visitantes, por suas belezas naturais e principalmente pela simplicidade de sua gente, o município com cerca de 2.600 habitantes, ainda cultiva algumas das tradições dos primeiros moradores, descendentes de italianos, caboclos, alemães e poloneses, o que é possível observar nos costumes, no modo de falar e na culinária.
Durante o processo colonizatório, o território de Formosa do Sul era conhecido como Fazenda Saudades. Com o crescimento do número de moradores constituiu-se uma pequena Vila, que de acordo com os depoimentos das famílias mais antigas, foi nomeada por um padre italiano, como Vila Formosa, em homenagem às belezas da localidade. Em 25 de setembro de 1985, Vila Formosa foi elevada a categoria de Distrito do Município de Quilombo, e no dia 09 de janeiro de 1992 passou à condição de município.
O município possui uma área territorial de aproximadamente 100 km², sendo que a maior parte é montanhosa e ondulada, com 10% de área plana. O clima é mesotérmico úmido, sendo que é muito quente no verão. Seus limites territoriais são ao Norte os municípios de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte, ao Sul e Leste Quilombo e Santiago do Sul e a Oeste Irati e Jardinópolis. Atravessam o município os Rios Ouro e Rio das Antas, também chamado de Lageado João Emílio.
Além do centro urbano do município, que representa apenas 2% do território, Formosa do Sul possui 15 comunidades no meio rural: Lª Beira Rio, Lª Segalin, Lª Guarani, Lª Conte, Lª Serra Alta, Lª Canela, Lª Tope da Serra, Lª Barão do Triunfo, Lª Villa, Lª São Miguel, Lª Nova Aratiba, Lª Dhein, Lª Bonitinho, Lª Peruzzo e Lª Santa Inês, que caracterizam e potencializam a vocação econômica do município que são agricultura e pecuária.
Podemos destacar como atrativos turísticos a Praça Municipal Tancredo Neves, a Casa do Turista e a Capela São Cristóvão, localizadas no centro do município, o Parque do CTG Trançado de Guapo localizado na comunidade de Lª Canela, a Área de Lazer Chico Mendes na comunidade de Lª Beira Rio, o Recanto das Garças em direção ao município de Irati, as igrejas das comunidades de Lª Guarani, Lª Serra Alta, Lª Canela, Lª Barão do Triunfo e Lª Segalin, o Museu Frezza, o Museu Formosa do Sul, a Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal Helio Antonio Faresin, no centro urbano e o Morro da Antena, com vista panorâmica da cidade, na comunidade de Lª São Miguel.


Como chegar

Tempo

Sexta
31ºC / 21ºC
Sábado
31ºC / 21ºC

  • 30ºC / 20ºC
  • Atual: Possibilidade de Pancadas de Chuva à Noite
  • IUV: 13.0

Principais distâncias

Florianópolis, SC
594 km
exibir rota ]
Porto Alegre, RS
519 km
exibir rota ]
Curitiba, PR
505 km
exibir rota ]
São Paulo, SP
932 km
exibir rota ]
Brasília, DF
1674 km
exibir rota ]
 
exibir rota ]

Telefones Úteis

Polícia Civil e Militar
(49) 3346-2442
Ambulâncias/Samu
192
Corpo de Bombeiros
(49) 3344-0007

Dados do Município

  • Municípios limítrofes: São Lorenço do Oeste, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e Novo Horizonte.
  • Área: 99,58 km²
  • População: 2.562 hab. est. IBGE
  • Altitude: 500 m
  • Região Turística: Vale das Águas

Município de Formosa do Sul

Formosa do Sul
Fone: (49)3343-0043
formosa@formosa.sc.gov.br